12 coisas para se acostumar na Índia

A Índia é de fato muito diferente do Brasil. Durante o dia-a-dia tem aquelas coisas que pegam mais, então resolvi listar aqui 11 coisas para se acostumar ao vir visitar/morar na Índia:

1) Poeira

 

A Índia tem um clima árido e o solo arenoso. Ou seja, poeira pra todo lado. Aqui faço duas observações. Primeiro, esse pano no rosto com o nó atrás, na nuca (foto do homem), é muito comum de ser usado mas veja bem, isso não tem nada a ver com nenhuma religião. Serve para evitar de ficar comendo poeira e para não queimar a cara no verão (os indianos não usam filtro solar e tem pavor de pegar uma cor).

Segundo, os indianos são extremamente noiados com poeira, eles estão sempre varrendo o chão, até porque eles estão sempre de sandália ou descalços e não querem sujar o pé. Então, essa cena das fotos é bem comum, e essa vassoura indiana acaba ficando bem característica porque raramente se vê a vassoura “ocidental”.

2) Vaca = vira-lata

 

Como não é novidade para ninguém, vaca é sagrada na Índia e eu desdobrei essa questão aqui. A questão é que elas estão por toda parte, ficam soltas, pela rua, tipo vira-lata mesmo e muitas vezes, em bando. Elas ficam andando por aí, revirando lixos, sentadas na rua, atrapalhando o trânsito… Falando em trânsito…

3) Trânsito caótico

 

Seguindo no que disse aqui: vaca, moto, rickshaw (tuk tuk), bicicleta, ônibus, carro, búfalo, camelo, elefante. É, tem de tudo no trânsito indiano. Mas o que é mais difícil para os brasileiros é o BARULHO DE BUZINA! Aquela buzinada surpresa na orelha pode desequilibrar seu melhor humor.

As faixas não são respeitadas, não tem calçada para pedestre, existem poucos sinaleiros, é banal entrar na contra-mão, E o mais incrível: FUNCIONA!

No começo você acha que vai bater toda hora, eles dirigem muito perto um do outro, muitos até sem retrovisor, entrando na contra-mão e desviando dos carros frente à frente. No primeiro mês, o friozinho na barriga é constante. Mas deve ocorrer bem poucos acidentes, pelo menos eu nunca vi nada além de umas encostadas. A questão é que na Índia tem MUITA gente e a rua tá sempre cheia de veículos, então raramente é possível ultrapassar 50km/h. Aí devagarzinho, fica fácil.

Olha aí como é:

Além disso, ensinei como atravessar a rua na Índia aqui.

4) Pegar carona de moto sem capacete

moto.jpg

Aproveitando o assunto do item anterior, a fiscalização aqui para andar de moto de capacete é baixíssima, então quase ninguém usa. E como moto é um veículo barato, grande parte dos meus amigos indianos/estrangeiros andam de moto. Aí na hora daquela caroninha eles não aparecem com capacete. Nessa situação, a adrenalina é diretamente proporcional à velocidade.

5) Se comunicar sem falar o mesmo idioma

Os indianos jovens com boa educação falam inglês fluente. Mas a Índia não é populada apenas de jovens com boa educação, certo? O idioma nacional da Índia é o hindi, e além dele, os estados da Índia tem seu próprio idioma e dialetos locais. São muitos, desdobrei toda a questão do idioma na Índia aqui.

Ok. Dá pra se virar bem apenas com inglês na Índia. Mas é muito interessante saber algumas palavras-chave em hindi. 

Acredite, pode te ajudar muito 😉

 

6) Barganhar

Declarado pelos brasileiros junto com o barulho de buzina, como as duas coisas mais chatas da rotina na Índia!!! Acontece principalmente em situações na rua que envolvem dinheiro vivo, seja o motorista do rickshaw (tuk tuk) ou o cara do carrinho de verdura na esquina. Só de ver sua cara de gringo eles jogam o preço lá em cima. E pra barganhar sem falar o mesmo idioma, como faz?

Fiquem tranquilos, ensinei toda a arte da barganha na Ásia aqui.

Depois de morar na Índia está liberado até colocar “negociação” como competência no currículo.

barganha.jpg

7) Cortar a carne bovina

É, já que a vaca é sagrada. Logo, não se come carne bovina. Digo, se come carne de búfalo mas não é muito comum. Fiquem tranquilo, carnívoros fervorosos, fiquem tranquilos, tem frango e peixe (pouco) para quebrar o galho.

Como a maioria é hindu e evita comer carne, os restaurante, embalagem de alimentos e produtos costumam indicar sua procedência com estes selos:

veg.jpg

8) Comida apimentada

Outra informação bem conhecida sobre a Índia. Sim, a comida indiana é muito apimentada. Na verdade quando um estrangeiro vai à um restaurante eles tentam fazer “less spicy” (menos apimentado) mas não tem jeito, vem apimentado de qualquer forma.

Certa vez, conversando com uma amiga indiana que estava de mudança para os EUA, me disse que ia levar muito temperos indianos já que comida sem pimenta não tem gosto. Esse é o raciocínio deles.

 

9) Comer com a mão

mao.jpg

Hora de perder a frescura. Mão no alimento. Os restaurantes servem só colher, e como é difícil comer com colher hein?! Garfo e faca só em casa, em restaurante tem que pedir pro garçom.

Fiz toda uma introdução sobre a questão da carne e como a comida é servida nos restaurantes nesse post.

10) Ter papel higiênico com você, sempre

papel.jpg

Os banheiros aqui não costumam ter papel higiênico e os restaurantes não costumam ter guardanapos. Nunca se sabe quando vai precisar, então, melhor se prevenir, certo?

11) Tirar fotos com indianos

No começo você se sente um artista e a experiência é até interessante mas com o passar do tempo aquilo se torna inconveniente.

A questão (que é uma coisa triste) é que os indianos (asiáticos em geral) dão uma super valorizada para os ocidentais e acham super legal alguém de pele clara, talvez isso seja um resquício da colonização, essa coisa que europeu é melhor, que também tem no Brasil.

Então quando uma pessoa caucasiana pisa na Índia, é praticamente um alienígena lá então se você se enquadra nessa etnia e pretende ir à Índia, prepare-se para seus dias de paparazzi, “selfie please, selfie please”, você vai ouvir muito isso.

blog
Brasileiro tirando foto com indiano no programa “O mundo segundo os brasileiros” de Mumbai

Isso se torna um inconveniente quando é em um momento que você está com pressa ou tentando resolver alguma situação e aparece alguém querendo tirar foto. E pior, em muitos casos, depois de tirar uma foto com uma pessoa, forma uma fila de indianos para tirar foto com você. Então vai muito do seu humor no momento pra ficar lá tirando fotinha com todo mundo.

Acontece também de se flagrar indianos tirando foto de você a la paparazzi mesmo, o que é bem esquisito e desconfortável.

Além disso, os indianos (homens) são tarados por mulheres ocidentais e nessas horas de tirar foto, muitos acabam se aproveitando e assediando passando a mão em lugares onde não deveriam. Então mulherada, fiquem espertas!

Outra coisa bizarra é que já ouvi falar de casos que eles põem essas fotos em perfil de Facebook e WhatsApp então se você fica preocupado com sua imagem, pense duas vezes em deixar os indianos tirarem fotos com você.

12) Temperaturas acima de 40ºC (no verão)

india-temperature-map-010514.jpg

É meus caros, como eu disse no post anterior, o verão aqui não é brincadeira, nos meses de abril, maio e junho o bicho pega! Entre 11h às 17h é insuportável ficar na rua. Durante esse tempo, já se acostume com a testa suada, sempre.

tsta

Fica aqui as 12 coisas para se acostumar na Índia! Envie para aquel@ seu amig@ que está cogitando dar um pulo aqui.

O Cosmopolita

Anúncios

6 comentários sobre “12 coisas para se acostumar na Índia

  1. Acho bem legal “avisar” os brasileiros, especialmente os mais “entusiasmados” sobre a realidade da Índia, porque eles chegam lá pensando que a Índia é só Yoga, Gandhi, Spices e roupas exóticas.
    Acho que as pessoas deveriam se informar muito bem antes de ir a um lugar como a Índia, pois pode ter muitos pontos que podem “chocar”, mas também pode ser uma experiência MUITO transformadora (para poucos), mas que com certeza, valerá muito a pena! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Não se pode generalizar…Morei na Índia, e há muitos lugares de temperaturas amenas e agradáveis, Dependendo da cidade onde se está a comida é muito parecida com a nossa culinária nordestina. Fort Cochin em Kerala, por exemplo tem uma culinária muito próxima à nossa, muito pescado, muito côco, feijão, mandioca etc. E um aviso aos que comem carne, não é o meu caso, mas pros carnívoros inveterados vai uma dica: Na cidade onde estiver, procurem os bairros de maioria muçulmana, eles costumam ter açougues com carne de vaca fresca e até máquina pra carne moída. Boas viagens! _/\_

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s