Krishna Krishna hare hare

O projeto retratos:

Depois de desenvolver essa idéia abaixo, foi que O Cosmopolita resolveu registrar algumas situações com pessoas aleatórias e ilustrar com um retrato:

Quero sair por aí e olhar as pessoas sem julgar. Quero olhar no olho de cada um e enxergar nossas semelhanças, enxergar um semelhante. Olhar de igual pra igual. Olhar nos olhos e reconhecer que cada um tem suas qualidades. Quero estar sempre pronto para dar atenção devida para as pessoas. Vou sorrir para as pessoas sem esperar retorno. Até para as pessoas que são julgadas como as mais insignificantes. Afinal, insignificante de verdade é o orgulhoso, o vaidoso. Eu? Eu preciso aceitar que não sou melhor que ninguém. Vou distribuir afetos sem pedir nada em troca. Quero vencer o orgulho. Quero vencer a vaidade. Quero vencer meu ego e suas armadilhas.

Só quando eu chegar lá, vou voltar para casa. Minha guerra é interna.


Era meu segundo mês em Ahmedabad, ainda tudo novo e eu com um check-list de lugares para visitar na cidade. Por indicação de uma pessoa no Brasil e também por ser um lugar turístico da cidade, fui à um templo Iskcon. Também conhecido no Brasil como Hare Krishna devido ao seu principal mantra, o Iskcon é uma das principais vertentes da religião Hindu na Índia, e seus templos costumam ser muito bonitos.

(Vou fazer um post só sobre Iskon mais pra frente)

Ok. Lá estava eu indo de rickshaw (tuk tuk) para o templo, era domingo, estava sozinho e sem pressa. Chegando lá dei uma olhada com atenção na arquitetura da parte externa do templo, caminhei ao redor observando tranquilamente, o dia estava lindo.

Foi ai que conheci com essa figura:

DSC_0015.jpg

Uma dos motivos da tinta no meio da testa é ter visitado um templo no dia (detalhe na estátua de Krishna no fundo)

Lente 50mm Exposição: 1/1000s Diafragma: f/4.5 ISO: 250

Não sei o nome dele, os indianos adoram estrangeiros e as pessoas de um templo tem interesse em propagar seus dogma religioso, e eu vim pra cá também para conhecer a cultura indiana, logo, o interesse foi mútuo. Ele estava distribuindo pratinhos de arroz para os visitantes com o resto do pessoal que frequenta o templo. Aceitei, e depois ele pousou para essa foto e me levou para um tour no templo.

Me mostrou o prédio onde a comunidade mora e a sala da meditação. Entramos no templo pelos fundos sem pegar a fila do lugar para deixar o calçado, simplesmente deixamos na escada da porta dos fundos (rs!).

Templo lindo, muito colorido e cheio de pinturas sobre a história de Krishna. Fui observando uma à uma com atenção, conheço um pouco do que se trata por já ter lido um livro resumido do Gita, a “Bíblia do Iskon”.

Ele foi me acompanhando e me mostrando o templo, as pinturas, as esculturas, os pilares, o altar, os instrumentos, fazendo comentários… Até que paramos de frente para uma parede escrita no alto: Iskcon around the world (ou seja, o Hare Krishna em outros países do mundo). E lá estava foto de templos em outros países do mundo.

Ele foi me apontando alguns e eu abri um sorriso. Saquei meu celular e mostrei essas duas fotos:

IMG_5337.JPGIMG_5340.JPG

Apenas alguns meses antes eu havia visitado a Fazenda Nova Gokula em Pindamonhangaba no interior de São Paulo (onde comprei o Gita resumido), a maior comunidade Iskcon da América Latina (com pouco mais de 100 pessoas) e ainda tinhas essas fotos no celular.

Ele fez uma cara de surpresa e alegria ao mesmo tempo, quase deu um pulo pra trás!

Resultado, em alguns minutos começou o a cerimônia que canta o mantra do Hare Krishna e lá estava eu no meio da “banda” com um pratinho de percussão, marcando o tempo, cantando e pulando junto “Hare Krishna, Hare Hare Krisnha, Krishna, Krishna, Hare hare!”

Observação: o cara da foto não falava inglês, só nos comunicamos com gestos.

O Cosmopolita

Anúncios

Um comentário sobre “Krishna Krishna hare hare

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s