Como é andar de tuk tuk (rickshaw) na Índia

rickshaw2-2
GoPro (automático)

“O primeiro rolê de tuk tuk não se esquece. Principalmente se o motorista só falar hindi, você não tiver idéia de como chegar no seu destino, como voltar e ainda você não tiver GPS no celular. Não se esquece…”

Anotei no meu primeiro mês na Índia

Marca registrada do sudeste asiático, o tuk tuk, chamado de rickshaw aqui na Índia é um meio de transporte peculiar.

Podendo variar seus tamanhos e cores, costuma ser um veículo de três rodas, pintado de amarelo e verde, espaço para 3 pessoas atrás, aberto nas laterais, teto feito de lona, guidão ao invés de volante e com um motorzinho que mal chega à 60 km/h e pena para subir a rampa dos prédios.

rickshawfull.jpg
É, nem sempre vão só 3 pessoas em um rickshaw por vez. O record que presenciei, contei 9 pessoas

Além de alguns terem uma caixa de som atrás, também tem essas imagens de filmes de Bollywood:

IMG_6271-3.jpg

Eles estão por toda a parte, só nesse vídeo onde fiquei 7min parado no meio do trânsito, contei 58 rickshaws, o que dá uma média de cerca de 8 rickshaws por minuto nesse local. Então, falta de transporte não falta, certo?

A cada lugar movimentado, seja um condomínio de prédio, um prédio comercial ou um shopping, se instala um ponto de rickshaws na frente. Percebi que é uma forma barata para homens de baixa renda empreender e ter uma ocupação autônoma.

Uma corrida de 15min de rickshaw dá algo entre 80 e 120 rúpias (moeda indiana), o que seria algo entre 4 e 6 reais e uma corrida rápida de coisa de 3-6 quarteirões, é só 20 rúpias, o que equivale à 1 real. Ridiculamente barato, não?! Pois é, além de estar em todo lugar, é bem barato. Ou seja, rickshaw é um tipo de transporte bem acessível.

dsc_0362
Lente 18-55mm Exposição: 1/400s Diafragma: f/5 ISO: 800

Os motoristas

O problema é que os motoristas de rickshaw  não tiveram uma boa educação e não falam inglês, o que dificulta explicar onde você quer ir. Além disso, muitos deles são mal-intencionados e só de olhar para sua cara de gringo, jogam o preço lá em cima, famoso overcharge. Tudo bem que eles têm uma espécie de taxímetro e uma tabela, mas poucos respeitam e não é todo dia que você está com saco para barganhar (em algumas cidades como Mumbai, os motoristas de rickshaw têm que usar o taxímetro por lei).

dsc_0392
Lente: 18-55m Exposição: 1/400s Diafragma: f/5 ISO: 800 Horário: 18h

Como andar de rickshaw?

Simples. Saiba exatamente onde você quer ir, leve celular com internet para usar o Waze e guiar o motorista e tenha dinheiro trocado pra dar o quanto você acha que vale a corrida. Se não tiver trocado, vai depender da boa vontade do motorista de aceitar um preço razoável e barganhar pode ser um verdadeiro stress.

rickshaw1-2
GoPro (automático)

Publiquei aqui 12 palavras para se comunicar em hindi, ajuda muito na hora de pegar um rickshaw.

Multidão de enrolados

Os indianos não sabem dizer “não sei” e eles são muito atenciosos com estrangeiros, então o que eles fazem quando não sabem te dar uma informação é parar mais gente para tentar te ajudar.

Isso prejudica quando você vai pegar um rickshaw quando você está sem GPS e caso o motorista não souber onde é ele vai começar a parar um monte de pessoa na rua que vão querer te ajudar mas como indiano é bem enrolado, vai aglomerar umas 5 pessoas em torno de você e só vai piorar a situação.

dsc_0366-3
Lente 50mm Exposição: 1/400s Diafragma: f/2.8 ISO: 800

Esse tipo de situação é super comum na Índia e em outras situações você só queria uma simples informação e aquilo vira um pequeno stress. Aí é com você de despistar essa “multidão de enrolados” e seguir seu caminho.

O que O Cosmopolita faz?

Só uso rickshaw para distâncias curtas, quando estou com pressa ou preguiça de andar. Para distâncias longas: Uber. Facilita a vida 😉

dsc_0363-2
Lente: 50mm Exposição: 1/400s Diafragma: f/5 ISO: 800

Confere aí o vídeo que fiz andando de rickshaw:

O Cosmopolita

5 comentários em “Como é andar de tuk tuk (rickshaw) na Índia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: