Ahmedabad: Onde se vive para trabalhar e onde se trabalha para viver

DSC_0342.jpg
Por do sol em Ahmedbaad. Detalhe na poluição no horizonte
Lente: 55-200mm Exposição: 1/2000s Diafragma: f/6.3 ISO: 800 Horário: 17h45

 

Com 3 milhões de pessoas, Ahmedabad, onde fui parar, é a 5ª maior cidade da Índia. Após seu desenvolvimento com a indústria têxtil, a maior parte da economia da cidade se deve ao setor secundário, indústrias de vários tipos. Apesar do setor terciário também ser forte, serviços de T.I., call center e outros serviços terceirizados.

De acordo com essa reportagem da Exame, foi feita uma previsão de que a Índia deve crescer 7% nos próximos anos e até 2030, as 5 maiores cidades da Índia devem alcançar um PIB equivalente à de um país de renda média hoje e, Ahmedabad, terá uma economia igual à do Vietnã, hoje.

Dry state

mapa.jpg
Ahmedabad fica no estado de Gujarate, que é um dos 5 estados da Índia que são dry states, isso significa que a venda de bebidas alcoólicas é proibida.

Como assim?! Então não vende bebida????

Exatamente, meus caros. Mas o interessante é que percebi como o entretenimento depende de bebida alcoólica. Se não tem bebida, não tem bar, não tem balada. Ou seja, tem poucos lugares para as pessoas interagirem entre si. Onde os jovens acabam indo é lugares para fumar narguile (que também foram proibidos pouco antes desse Natal) e lugares que tocam/dão aula de… salsa! Haha… Acredite se quiser.

Então, as pessoas acabam vivendo muito em função do trabalho, sábado é considerado um working day e as condições de trabalho são péssimas.

As condições de trabalho

Como o custo de vida é barato, as pessoas costumam ganhar uma mixaria, e como tem indiano pra cara|#0, os colaboradores são descartáveis nas empresas, chega-se a ver pessoas qualificadas em empregos medíocres como engenheiros com mestrado trabalhando como analista de call center, acredite.

Como a Índia é caótica e desorganizada, não seria diferente no trabalho, as leis trabalhistas são poucas, pelo menos parecem não existir e muitos empregos são informais, não se paga hora extra (um dos maiores absurdos que tive que aceitar no trabalho) e se o colaborador não estiver de acordo, é descartado.

Além disso, também tem a questão da desigualdade social que apesar de eu ter acabado de conferir aqui que a Índia tem um melhor coeficiente Gini (indicador de desigualdade) do que o Brasil, a desigualdade social é bem escancarada, talvez pela questão das castas que pega até hoje (vou escrever sobre as castas no futuro).

O ponto que quero chegar é que muitas vezes os donos das empresas são orgulhosos demais e tratam os colaboradores com desrespeito, o que reflete nos gerentes e deixa o clima organizacional uma m£rd@ e acaba desmotivando os colaboradores.

Onde se vive para trabalhar e onde se trabalha para viver

Pois é, ganhando mixaria, trabalhando 6 dias/semana, hora extra sem receber, aceitando falta de respeito no trabalho e quase sem ter lazer, só falta chicotada nas costas. Brincadeiras a parte, não sei se nas outras cidades é desse jeito, mas Ahmedabad é onde se vive para trabalhar e onde se trabalha para viver, haja resiliência para O Cosmopolita, vou dar muito mais valor para os empregos no Brasil depois daqui!

Não é considerado anti-profissional na Índia

  1. Mulheres irem ao trabalho com roupa tradicional indiana
  2. Sentar com “perna-de-índio” na cadeira
  3. Ir pro trabalho com bindi na testa
  4. Arrotar
  5. Mascar tabaco durante o trabalho e não conseguir falar devido a saliva
  6. Ir de chinelo no dia informal (já que eles usam mais chinelo do que tênis)

A Índia sob um olhar empreendedor

Eu diria que pela Índia ter uma população GIGANTE, as demandas são maiores e fica mais fácil viabilizar um novo empreendimento. Vi vários lugares com serviço ruim dando certo, claro que um bom serviço fideliza clientes em qualquer lugar do mundo.

O Cosmopolita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: