Masala chai e a questão do tabaco na Índia

Puxando um gancho no post anterior. Não dá para falar de trabalho na Índia sem falar do masala chai e tabaco que são duas coisas MUITO frequentes na rotina de trabalho aqui.

dsc_0377-2
Vendedor de chai, na Índia não se prestar muita atenção na higiene. Lente 50mm Exposição: 1/250s Diafragma: f/4.5 ISO: 800

Masala chai

Masala é um nome genérico para temperos e chai significa chá, então traduzindo ao pé da letra, masala chai seria chá temperado.

dsc_0378
Ferramentas de um vendedor de chai Lente: 50mm Exposição: 1/250s Diafragma: f/4.5 ISO: 800

O masala chai está para a Índia assim como o café está para o Brasil, talvez até mais! Já que apesar de também ser servido quente, é mais leve. Então, qualquer hora é hora de um chai e pelo menos a cada 3 quarteirões, tem um tiozinho vendendo na rua.

O que é?

Basicamente é chá de darjeeling (planta local) com leite e gengibre (esses dois últimos são dois ingredientes importantíssimos na culinária indiana).

O tabaco

Assim como o chai, também tem uma barraquinha de tabaco pelo menos a cada 3 quarteirões. Digo tabaco porque além de fumarem cigarro, eles mascam tabaco, assim como os americanos. A diferença é que os americanos andam com uma garrafa pet para cuspir a saliva preta e os indianos cospem no chão, ou se estiverem no escritório, ficam com a boca cheia de saliva/tabaco e mal conseguem falar, o que acho totalmente anti profissional.

DSC_0408.jpg
Não, isso não são camisinhas! Rs! É tabaco para mascar! Casal dono de uma barraquinha de tabaco. Detalhe na simplicidade e precaridade do negócio

tabaco2
Embalagens de tabaco para mascar
tabaco
Indiano consumindo tabaco de mascar, cena comum
tabaco3
Como fica os dentes depois de muitos anos de consumo, inevitável observar, mas costuma ser só nos dentes de baixo

Procurei aqui algum tipo de pesquisa dos países maiores consumidores de tabaco, não achei nenhuma que confiei. Mas para nós brasileiros, é bem perceptível que a porcentagem de fumantes aqui é maior, principalmente entre os homens.

De acordo com essa pesquisa da Organização Mundial da Saúde feita em 2009-2010, 34,6% dos adultos indianos consomem tabaco, ok, cerca de 3 a cada 10 adultos então, não parece tão absurdo. Comparando com o Brasil, 10,8% são fumantes (dados da Vigitel, 2014).

Pega essa agora:

De acordo com a mesma pesquisa realizada na Índia, 47,9% dos homens adultos consomem tabaco, praticamente METADE dos caras consomem tabaco! É muito!

De forma comparativa, só 20,3% das mulheres adultas consomem tabaco aqui na Índia! A cada 10, apenas 2!

A questão da mulher

O machismo é muito forte aqui na Índia e tem muito da questão da mulher ter que manter as aparências por causa de casamento arranjado e outras coisas. Portanto, uma mulher aqui é muito mal vista quando fumando. Vou desdobrar a questão do machismo aqui mais pra frente.

Outra coisa interessante, é que muito dos caras fumam escondido por duas situações:

  1. Quando se mora com os pais e os pais não aceitam
  2. Quando se mora com a mulher e a mulher não gosta

Além disso, é proibido fumar andando, só se pode fumar na frente desses lugares que vendem tabaco. Caso contrário, é multado!

Isso explica o porque dessas barraquinhas de tabaco estarem sempre lotadas, eles costumam só comprar cigarro solto e por isso precisam estar sempre voltando pra comprar mais. E pra matar um tempo no trabalho também, vai! Haha!

E o que eles fumam na Índia?!

Para os fumantes curiosos, essa é a marca mais consumida:

tabaco4
Gold Flake. Maço de 10 cigarros, muito comuns. Mas essa imagem é meramente ilustrativa já que aquelas advertências do governo para não fumar costumam tampar quase toda a embalagem

O Cosmopolita

Anúncios

7 comentários em “Masala chai e a questão do tabaco na Índia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: