Porque a vaca é sagrada na Índia ? Tudo sobre as vacas na Índia

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({
google_ad_client: “ca-pub-6880461192341232”,
enable_page_level_ads: true
});

Fiquei devendo nesse post de desdobrar a questão da vaca, então lá vai!

Os hindus acreditam que a vaca é um exemplo de espiritualidade, ela é dócil e compartilha o leite.

Os Vedas, coletânea de textos religiosos em sânscrito (língua morta, assim como o latim) escritos à cerca de 1500 A.C. associam a vaca à fertilidade não erótica e pura, sustento da vida humana e mãe-natureza.

DSC_0182-2.jpg
Esculturas de vacas enfileiradas no Shore Temple em Mahabalipuram, Tamil Nadu. Templo datado de 700 D.C.

O sustento da vida – Kamadhenu

Kamadhenu é uma deusa bovina representada como uma vaca com cabeça de mulher e seios fartos (ligação do leite com o sustento da vida).

vaca2.jpg

Agora pega esse raciocínio:

Kamadhenu é considerada a mãe das vacas, podendo providenciar seu dono o que ele desejar e consideram que TODAS as vacas são encarnações de Kamadhenu. Além de  se acreditar que todos os deuses moram no corpo da Kamadhenu.

vaca
Nas quatro pernas, estão os Himalaias, na face está a trimurti dos deuses Brahma, Vishnu e Shiva, nos olhos está o sol e a lua, e no cupim está Agni, deus do fogo.

Reparou que nas duas imagens, o leite da vaca está sendo derramado em um objeto?!

Pois é, ele se chama Lingam, que é um símbolo de Shiva que representa também a fertilidade. É um cilindro (pênis, energia masculina) em uma base chamada yoni (a vagina, o ventre, energia feminina). E acredite, esse objeto está em MUITOS TEMPLOS!

vaca7.jpg

Falando em Shiva……

A fertilidade – Shiva

Como expliquei aqui, vahana são animais usados como meio de transporte na mitologia hindu. Shiva, deus com características opostas e complementares, é um símbolo da sensualidade e seu vahana é um boi chamado Nandi, que dá a Shiva, energia sexual e fertilidade. Shiva quando anda no Nandi, fica com o poder de controlar esses impulsos.

Conclusão

  • O sustento da vida humana: Certa vez no trabalho, uma colega estava tomando um iogurte e me ofereceu com essas palavras: “Drink it, it’s milk, off course it’s healthy!” O leite é um dos maiores alimentos da culinária indiana, está até no chai. Difícil é explicar ISSO AQUI para quem foi ensinado pelos pais, e os pais pelos avós e assim por diante à milênios, que leite é saudável.
  • A fertilidade: Vou desdobrar a questão da família, relacionamento e casta em outros posts mas já adiantando: o casamento arranjado ainda é muito comum na Índia, os indianos jovens não têm uma vida sexual ativa e a questão de formar família e ter filhos é importantíssima. É aí que entra a importância da fertilidade.
DSC_0076.jpg
No templo Kapaleeshwarar em Chennai, Tamil Nadu, casais que querem e/ou estão com problemas para ter filhos penduram “bebês Shiva em berços” como preces usadas em cerimônia com leite das vacas do templo

Concluindo: como 80% da população indiana é hindu, e de acordo com o hinduísmo, o LEITE, além de desenvolver a fertilidade no homem, é um alimento muito nutritivo. Portanto, a vaca, provedora do leite passou a ser valorizada ao patamar de ser sagrada, principalmente, POR CAUSA DO LEITE.

Condições nas ruas

Pelo fato da vaca ser sagrada na Índia, muitas vacas ficam largadas pelas ruas circulando livremente sem nenhum controle de natalidade ou cuidados veterinários, tendo a mesma vida dos vira-latas, vagando pela cidade e revirando lixos.

Ainda assim, as vacas são respeitadas, param o trânsito e apesar de não haver nenhuma lei para quem atropele uma vaca por acidente, a pessoa corre o risco de linchamento, principalmente se for muçulmano.

DSC_0879.jpg
Vaca solta em Varanasi, nos ghats do Rio Ganges em Varanasi

Curiosidade: algumas pessoas têm um rebanho particular e fazem disso uma fonte de renda, ficam em lugares públicos vendendo capim para as pessoas alimentarem suas vacas.

DSC_0004-2
Dono de rebanho que vende capim para alimentarem suas vacas

É engraçado mas é verdade, as pessoas pagam para alimentar as vacas dos outros (que já serão alimentadas de qualquer jeito já que eles dão o que sobre de capim para as vacas)!!! Isso costuma acontecer apenas pela manhã e assim como alimentar os pombos, acreditam ser uma forma de boa ação, gerando karma positivo (confesso que gostei da experiência).

DSC_0011-3

 Exportação de carne bovina

Muito tem se falado sobre o fato da Índia ter ultrapassado o Brasil na exportação de carne bovina, sendo o atual maior exportador de carne bovina do mundo.

O aumento da demanda por carne no mercado indiano é um fato e em determinados estados indianos, os abatedouros são permitidos ou as leis em relação à essa questão são mais frouxas.

Mas a exportação de carne de vaca na Índia é ilegal, e de toda a exportação de carne bovina, apenas 5% é carne de vaca clandestina. A questão é que como disse aqui, metade dos búfalos do mundo estão na Índia e a carne de búfalo é classificada como carne bovina.

Como a carne de búfalo é mais barata e devido ao aumento da demanda por carne barata no sudeste asiático, oriente médio e norte da África, a Índia desenvolveu a exportação de carne bovina, sendo seus maiores compradores, o Vietnã (que vendem carne de forma contrabandeada para a China) e Malásia.

Questão do leite

Como mencionado anteriormente, 80% da população indiana é hindu, ou seja, carrega esse valorização do leite. Agora vamos fazer as contas, já que a população da Índia é de 1,3 bilhões de pessoas, olha só que demanda gigante por leite!

Antigamente, os indianos bebiam o leite de vacas que criavam em casa mas os tempos mudaram e para atender essa demanda, as vacas passam por grandes maus tratos nos bastidores da indústria de laticínios, ingerem muitos hormônios, tornando a fazenda leiteira algo muito cruel.

Essa é uma grande hipocrisia porque apesar da vaca ser sagrada, os indianos não procuram se informar sobre a indústria de laticínios e como ela faz para abastecer essa demanda gigante de leite.

Conheci uma jornalista brasileira que está fazendo um documentário sobre essa questão:

Quem se interessar pela causa, pode ajudar através do crowdfunding aqui.

O Cosmopolita

 

9 comentários em “Porque a vaca é sagrada na Índia ? Tudo sobre as vacas na Índia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: