Desmistificando a comida indiana 1/4: uma introdução à alimentação indiana

Muito se fala sobre a comida indiana, que ela é apimentada, que as pessoas têm intoxicação alimentar e coisas do tipo.

Mas afinal, que tipo de comida se come na Índia?! Que temperos que ele usam?! Irei desmistificar a comida indiana em 4 posts para não ficar muito maçante.

Os selos VEG e NON-VEG

Vamos lá. Não dá para falar de comida na Índia sem falar dos selos “VEG” e “NON-VEG”, então creio ser o ponta-pé inicial perfeito para abordar esse assunto.

80% dos indianos são da religião hindu, que prega que a vaca é sagrada e que se deve praticar a não violência (até com os animais). Portanto, eles são vegetarianos e como já havia mencionado aqui, os alimentos na Índia são classificados com esses dois selos:

veg

OBS: no vegetarianismo indiano, ovo também é rotulado como “Non-veg“:

egg.jpg

Seguindo esse raciocínio, não entendo porque o leite é rotulado como “VEG”… Mas beleza.

E esses rótulos não param por aí, olha só:

Isso mesmo! Açúcar e até produtos de higiene pessoal não escapam desses rótulos! Pensando bem, depois que fizeram esse vídeo mostrando como é feita a jujuba, dá para entender essa preocupação dos indianos.

Os indianos levam isso muito a sério e existem pessoas na Índia que têm nojo de carne e em determinados restaurantes eles já colocam o selo de “VEG” na faixada para deixar claro que lá, além de não se preocupar se vem carne na comida, ninguém vai precisar encarar os pratos com carne da mesa do lado:

Ok. Agora já dá para entender que a vida dos carnívoros é difícil na Índia. Carne de vaca não tem, só no black market (mercado negro, sim isso existe na Índia!), a carne de frango é bem vendida, alguns lugares vendem carne de búfalo, linguiça e peixe (que é encontrado mais em cidades litorâneas).

Falando em restaurante…

Como a comida é servida nos restaurantes indianos

Quando se vai para um restaurante na Índia, se passa por alguns choques culturais que resolvi pontuar e esclarecer aqui:

1.Água

Assim que você senta na mesa, é servido água de graça com uma jarra que fica a sua disposição na mesa para você beber a vontade. Claro que ela não costuma vir gelada, aí vai de você pedir uma garrafa pet.

2. Jarros para lavar a mão

wash.jpg

Isso não acontece em todos os restaurantes. Apenas nos restaurantes mais chiques ou naqueles que o MENU inteiro é de comida de comer com a mão.

Nesse caso, o garçom vem até a mesa com um jarro de água MORNA e uma bacia (exatamente com a figura!) para você lavar a mão. É o tipo do momento que você se sente um rei. Haha!

3. Colher e pratos

talhares

É meus caros, dependendo do que se pede, a comida vem servida nesse pratão que mais parece tampa de panela, e com essa cumbuquinhas onde a comida é separada.

Além disso, talher, só vem colher, então tem que se acostumar a comer de colher ou com as mãos!!! Se quiser garfo e faca, na maioria dos lugares, tem que pedir pro garçom.

4. Butter milk

bmilk

Uma espécie de iogurte salgado, é servido junto com alguns pratos para quebrar a pimenta, e realmente funciona muito bem.

Os brasileiros costumam ter grande dificuldade em lidar com o gosto do butter milk. Considero um brasileiro que gosta de butter milk muito bem adaptado à Índia, um Cosmopolita. Rsrsrs!!

5. Mouth freshener

Como se sabe, escovar os dentes depois de todas as refeições não é algo que faz parte de todas as culturas do mundo. Aliás, é bem coisa de brasileiro! Ótimo costume, por sinal. Então, esse hábito também não faz parte da cultura indiana.

É por isso que na Índia, após terminar a refeição, é servido os mouth freshener que traduzindo ao pé da letra, é o refrescante bucal. Eles são servidos na mesa ou ficam no balcão do caixa.

Os mouth freshener costumam variar entre uns 4 tipos diferentes de erva e açúcar que são misturados para tirar o gosto e hálito da refeição e por incrível que pareça, a mistura tem gosto de pasta de dente.

mouth.jpg

Claro que não limpa igual aquela boa escovada nos dentes mas dá uma enganada…

Ok, O Cosmopolita!!! Mas o que esses indianos comem????????

Calma que isso vem na parte 2/4 desse post…..

O Cosmopolita

Anúncios

5 comentários sobre “Desmistificando a comida indiana 1/4: uma introdução à alimentação indiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s