Desmistificando a comida indiana 3/4: As 11 principais comidas de rua

Beleza, no post passado desdobrei as principais comidas indianas mas muita gente que foi pra Índia deve ter pensado: péra… tá faltando coisa aí! Cade o street food????

Viajando a low cost e/ou para mergulhar na cultura local, é interessante comer na rua (e não estou falando de food truck!!!). Então vou listar aqui as principais comidas indianas que se vendem na rua. Ou seja, os principais street food.

Claro que assim como disse no post anterior, a Índia é muito grande e a gastronomia varia também. Então fiz essa lista de acordo com minha experiência, lugares que passei e pesquisas na internet. Bora lá:

1) Samosa

Samosa é o mais clássico, está em toda Índia. Samosa é um salgado feito de uma massa recheada com batata temperada com vegetais. Tem esse formato de triângulo e é “gordinho” de recheio.

As samosas são fritas e como indiano exagera no óleo, em determinados lugares ou situações, não cai bem.

2) Pani puri

O pani puri tem que estar no top 3 também, ele está por toda a parte.

O pani puri é tipo um biscoito de polvilho servido com um tempero verde (temperatura ambiente).

Na rua, costuma ser vendido nessas barraquinhas:

O pani puri é servido em uma cumbuca descartável de alumínio onde você vai pegando quantos quiser, o tiozinho vai jogando o molho em cima e no final você paga a quantidade total de biscoitos que comeu.

Eu via bastante gente comendo pani puri no intervalo do trabalho e por algum motivo é rotulado como comida de mulher. Não consegui descobrir o motivo.

3) Momos

Comida originalmente tibetana que se espalhou pelo Nepal e norte da Índia, então quem viaja entre Delhi, Varansi, Rajastão e Himachal Pradesh, vê muito momo na rua.

O momo é um salgado feito de um massa que pode ser nesse formato de bolinho (que parece um suspiro) ou “pastel” recheado com repolho, cenoura, pimentão, cebola, alho e feijão verde servido com um molho apimentado. Também tem momo de frango.

(O recheio é frito e depois de colocado na massa é cozido à vapor)

4) Vada pav

O vada pav, apesar de não ser tradicional na Índia inteira, é MUITO tradicional em Mumbai. Então, quem for pra lá, provavelmente vai ver esse salgado na rua que nada mais é do que um sanduíche de purê de batata com coentro à milanesa servido com  um molho de pimenta.

5) Veg puff

Localizado próximo das samosas nas lanchonetes, o veg puff nada mais é do que um folheado de vegetais como cenoura, ervilha e batata.

6) Pakora

Também na sessão de frituras nas lanchonetes, está o pakora que nada mais é do que salgadinho de vegetais a milanesa, sendo os principais de cebola, espinafre e couve-flor:

7) Amendoim, salada de amendoim (peanuts salad) e nozes

Outra comida de rua que está por toda a Índia.

São vendidos em carrinhos que o cara já deixa uma boa porção esquentando e servido à mão em cones dobrados de páginas de revistas ou jornais. Isso mesmo, jornal! Hahaha… A falta de higiene é gritante… Mas os amendoins continuam deliciosos! Haha!

A salada de amendoim (peanuts salad) é uma porção de amendoim com alguns vegetais como tomate, cebola e coentro podendo ser servido no cone de jornal ou nessas cumbucas de alumínio. Também mais comum no norte da Índia.

8) Poha

SIM!!! Essa comida gera muita piada entre os brasileiros pelo seu nome! HAHAHA!

Mas essa poha da Índia (rs!) é um arroz achatado que é muito comum ser vendido na rua servido em pequenas porções com amendoim e vegetais.

9) Barraca de ovo

Também estão por todo lugar. Eles fazem ovos de todo o tipo, cozido, frito, etc… Lembrando que como escrevi na parte 1 dessa série de posts, ovo é rotulado como “non-veg” na Índia.

10) Sanduíche vegetariano (veg grilled sandwich)

Famoso sanduíche natural feito nos George Foreman grill da vida, com a diferença que eles colocam green chili, claro.

11) Pipoca!

Nenhuma novidade. Afinal, quem não gosta de pipoca?

Mas confesso que fiquei levemente surpreso por ver pipoca sendo vendida nas ruas da Índia e duas coisas me chamaram a atenção:

  1. Eles fazem a pipoca e ela fica ali… Imagino que muitas vezes deve ser vendida murcha. E também vendem pipoca já estourada em sacolinhas nos mercados (wtf?).
  2. Cheguei a ver várias vezes em templos, pipoca como oferenda para os deuses hindu.

Chegamos ao fim

É isso aí meus caros, está aí a lista das 11 principais comidas de rua da Índia de acordo com O Cosmopolita. Claro que também poderia entrar nessa lista o pav baji e dosa mas como na maioria das vezes eles são vendidos em restaurantes como refeição completa, acabei agrupando no post anterior.

O Cosmopolita, você recomenda comer street food? E quanto à intoxicação alimentar?

Como grande parte dos estrangeiros pegam intoxicação alimentar (de vários níveis) na Índia, é bem provável que se pegue de qualquer jeito devido à falta de higiene (até nos restaurantes), quantidade de óleo usado no preparo das comidas e temperos fortes que você não está acostumado como os chillis.

Claro que com 1 ano de Índia e umas 3 intoxicações no currículo eu já estava comendo de tudo, conforme você vai pegando intoxicação, seu organismo vai calejando e já dá pra ir arriscando certas comidas.

Mas chegando do zero para visitar a Índia, de acordo com minha experiência sugiro o seguinte: 

  • Dê uma analisada na higiene da barraquinha, lanchonete ou o que seja para ver se tem algum nível de higiene para aquele tipo de comida.
  • Cuidado com o exagero nas frituras como samosa, pakoras e vada pav. Seu paladar pode gostar muito dessas comidas mas se você não tiver acostumado, vá de leve. Se essas comidas vierem pingando óleo, pense bem…
  • Cuidado com os temperos que acompanham a comida. Esses chilis de todo o tipo podem te fazer mal.
  • Pani puri: Experimente um e veja se seu paladar gosta e se vale a pena continuar comendo mais. Eu, particularmente não gosto, achei suspeito o molho com temperatura ambiente
  • Amendoim no jornal: Não é higiênico e tem certos riscos, mesmos que pequenos. Então, cara. Vai bem de você e do seu nível de frescura…
  • Selo “O Cosmopolita” de aprovação: momos, veg puff, poha (rs!), veg grilled sandwich (principalmente!!!), e claro, pipoca. Nesses, pode ir fundo! Minhas primeiras 2 semanas na Índia foram à base de veg grilled sandwich e Subway!

 

Certo?! Bom apetite! Com cautela, claro! Rs

O Cosmopolita

 

Anúncios

5 comentários sobre “Desmistificando a comida indiana 3/4: As 11 principais comidas de rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s